domingo, 23 de março de 2014

PROJETO STELA - NOSSOS REFERENCIAIS


A primeira fonte de pesquisa é o livro "Reino dos bichos e dos animais é o meu nome" com organização de Viviane Mosé (Rio de Janeiro: Azougue, 2002) e falatórios de Stela do Patrocínio. 
As falas de Stela ficaram na minha memória (Diego Ferreira), desde que eu assisti "Stella do Patrocínio" em 2002 no Porto Alegre em Cena com a atriz acreana Clarisse Baptista. 

"Quando assisti a atriz Clarisse Baptista no monólogo Stella do Patrocínio, fiquei extasiado primeiro pela linda interpretação desta atriz acreana (nunca tinha assistido nada do Acre) e segundo pela linda história de Stella do Patrocínio que é emocionante. A peça é um testemunho de Stella, que por 30 anos estava trancada na Colonia Juliano Moreira, uma instituição psiquiátrica do Rio de Janeiro. Fiquei maravilhado, boquiaberto,  e surpreendido com a qualidade deste trabalho. A história de Stella do Patrocínio, o texto, o visual do cenário baseado nos trabalhos de Arthur Bispo do Rosário, interno da Colônia Juliano Moreira onde também viveu a personagem, a iluminação, culminando com a fantástica entrega de Clarisse Baptista. Arrebatador!!!" Diego Ferreira via blog Válvula de Escape em 27/11/2011

Esse trabalho, este texto jamais saiu de minha cabeça e há cerca de dois anos atrás estava pensando no meu retorno a Porto Alegre e pensava em projetos para dirigir, mas queria algo que primeiramente me provocasse e me tocasse enquanto artista, e me veio a obra de Stela do Patrocínio. Depois disso comecei uma longa pesquisa sobre suas obras, além de um vasto material acadêmico sobre Stela e constatei que a obra de Patrocínio é bastante popular  na acadêmia, nas áreas de psiquiatria, filosofia e artes, mas ainda permanece desconhecida de grande parte da população.  
No inicio de 2013 dei inicio a pesquisa voltada para a criação de um espetáculo solo e a primeira atriz a ser convidada foi a Fernanda Sturmer, que chegou a ler alguns materiais sobre Stela, mas que devido a compromissos com a sua formação em Teatro na Uergs teve que desistir do projeto. Diante disso, em meados de setembro/2013, convidei minha colega de faculdade Candida Santi, que admiro muito seu trabalho e desde o tempo de faculdade tínhamos uma parceria muito interessante. Candida após a leitura dos primeiros escritos ficou fascinada, assim como eu, e diante disso pudemos vislumbrar a possibilidade de criarmos um trabalho a partir da potência que é a arte de Stela do Patrocínio...
E nossos ensaios tem nos mostrado isso, cada texto, cada frase, temos que parar e refletir a grandiosidade e singularidade que pontua toda sua obra. 
Será um processo de revelações, surpresas e descobertas...
Diego Ferreira - 23 de março

Nenhum comentário:

Postar um comentário